tag:blogger.com,1999:blog-75515816075131743132024-03-07T22:09:59.223-08:00EDCUAR COM AS TECNOLOGIASGislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7551581607513174313.post-2819278556355537592010-10-07T05:24:00.000-07:002010-10-07T05:25:29.400-07:00<div align="justify"><strong>Atividade 3 - Conceituando Currículo e sua integração com as Tecnologias<br /><br /></strong>O currículo especifica o que, como e quando ensinar, e o que como quando avaliar. O currículo é um projeto que predomina as metas e ações a serem desenvolvidas na escola em que se insere o mesmo norteiam as disciplinas a que se dispõe de conteúdos e ações nas mesmas.<br />Desta forma adquirir recursos atuais, tecnológicos no entanto irá não só contribuir na formação dos currículos como também nos conteúdos e disciplinas. Mesmo com um mundo novo e novas tecnologias surgindo a todo o momento temos a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever novos conceitos e praticas significa recontextualizar o que construímos.<br />Para reavaliar o currículo será preciso que antes adotem o uso desses novos recursos em seus projetos colocando em ação o que se pretende com a tecnologia, então só assim será visível a necessidade de adaptar e reelaborar os recursos tecnológicos no currículo atual. O uso de tecnologias nas atividades distintas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas e nas diferentes linguagens de comunicação.<br /> </div>Gislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7551581607513174313.post-22267003113253051882010-10-07T05:19:00.001-07:002010-10-07T05:19:38.201-07:00Cursista:Gislaine<br />Tutora: Auta Fernandes Costa<br />Unidade: 4<br />Atividade: 2B<br /><br />Plano de Aula<br /><br />Cidade: Paraíso do Tocantins Unidade: Escola Municipal Jardim Paulista<br />Turma: 5º ano Modalidade:Ensino Fundamental Inicial<br />Turno: Matutino Tema: Manejo e conservação ambiental<br /><br /> Objetivo:<br /><br />Levar os alunos a compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.<br /><br />Duração das atividades:<br /><br />04 (quatro) aulas de 50 (cinqüenta) minutos cada<br /><br />Estratégia<br /><br />1ª atividade<br />Apresentar o filme “Simpsons: o filme”, com tempo de 90 min gênero desenho, depois da exibição questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.<br />O que é o lixo?<br />Quem são os produtores de lixo?<br />Quais são os destinos dados ao lixo?<br /><br />2ª atividade<br /><br />Em seguida o professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a medir informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nos cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.<br />Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:<br />http:pt.wikipedia.org/wiki/Res%ADduos_C3%B3lidos<br /><br />Para esta atividade sugerir que os alunos façam a classificação do lixo, dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.ex: papel e papelão, plástico, vidro, metal.<br /><br />3ªatividade<br /><br />Trabalhar a conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, professor, alunos e toda a comunidade escolar desenvolver a ação onde os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos com crachás aventais espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola, durante o recreio a escola sofre mais com a questão do lixo porque é a hora em que os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então entrarão as equipe que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão, indicando o coletor, mas próximo.<br /><br />4ª atividade<br /><br />Após ter conhecido todos os tipos de lixo o professor trabalhará com o destino dado ao lixo, com uso dos slides mostrará imagens de lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores e etc. Poderá também agendar uma visita ao aterro sanitário da sua cidade e ir explicando todas as etapas do processo.<br /><br />Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:<br /><br />Geografia: trabalhar a questão do lixo e no mundo.<br />Matemática: trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazerem gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.<br />Português: trabalhar com interpretação de texto.<br /><br />Avaliação<br /><br />O processo de avaliação será continuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, além disso poderá ser avaliado o envolvimento e compromisso dos alunos com as atividades propostas.Gislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7551581607513174313.post-3338118712274287182010-10-07T05:08:00.000-07:002010-10-07T05:12:04.817-07:00<div align="justify"><strong>Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC<br />Unidade 4<br />Atividade 2ª<br />Cursista: Gislaine Monteiro de Moura</strong><br /><br /><span style="font-size:130%;color:#cc0000;"><strong>Socializando Experiência com projeto<br /></strong></span><br /><strong>Na Escola Estadual Trajano Coelho Neto foi realizado o Projeto: o que é meio ambiente? Com a turma do 5º ano da professora Cristina com duração de duas aulas de 50 minutos o objetivo da aula compreender o que é o meio ambiente, desenvolver a consciência ecológica e distinguir ações ecológicas no cotidiano, com recurso do data show.<br />A professora iniciou a aula perguntando aos alunos: quem sabe o que é meio ambiente? E muitas das crianças responderam, a professora continuou a conversa: será que o meio ambiente de todos é igual? Em seguida a professora perguntou qual o meio ambiente do peixe, do macaco, do leão e do elefante a cada resposta das crianças, a professora foi mostrando a imagem do meio de vida de cada um, também foi explicado sobre as características do lugar e as ações do homem ao meio ambiente muito dos alunos fizeram perguntas sobre a questão ambiental e por fim a professora perguntou e o meio ambiente do homem, qual é? A professora ouviu as resposta dos alunos e em seguida conversou com as crianças sobre as modificações do homem ao meio ambiente de acordo com suas necessidades e mostrou imagens de ambiente onde o ser humano pode viver.<br />Os alunos com a ajuda da professora construíram um álbum de imagens, recortadas de revistas, jornais, panfletos, colecionando os seres que vive nos mais diversos ambientes. E criaram frases sugerindo a conservação ambiental.<br />Professor e aluno combinaram de colocar os cartazes no corredor da escola para auxiliar a todos a ter consciência ambiental.</strong></div><div align="justify"><strong></strong> </div>Gislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7551581607513174313.post-18760322138208364672010-05-20T11:46:00.000-07:002010-05-20T11:50:21.320-07:00O que é Hipertexto<div align="justify">Hipertexto é uma possibilidade universal de um texto original com outros textos ocultos, é um tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa.<br />O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno á pesquisa e a produção textual também é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que facilita o ambiente na qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos á distancia facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.<br />Entendemos, porém que muito mais do que uma simples enumeração de vantagens e problemas há que se usar o argumento de uma reflexão sobre o hipertexto, o qual se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.<br />O hipertexto é um modelo de pensamento é um modelo da mente é objeto da informática. Hipertexto, também chamados hiperdocumentos potencialmente distribuídos em computadores dispersos geograficamente. Como já dissemos, é possível mesclar em mas de um hipertexto (também conhecidos por páginas web) textos, imagens individuais, seqüencias de imagens, vídeo clips e fragmentos sonoros.<br />Estes mecanismos permitem criar diversas formas de navegação pelo material contido em um hipertexto (texto para texto, texto para imagem, imagem para texto. Hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão simples, embora, hoje, em razão da<br />força com que se impõem no espaço educativo as ferramentas ligadas á informática, tal tema venha sendo intensamente pautado nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os problemas do ensino.</div>Gislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7551581607513174313.post-76403352155524607882010-05-06T07:48:00.000-07:002010-05-06T07:52:06.548-07:00SEJA BEM VINDO A ESTE BLOGO objetivo deste blog é mostrar um pouco do meu trabalho e da relação dele com a minha busca por novos conhecimentos, principalmente na área das tecnologias.Gislaine Monteiro de Mourahttp://www.blogger.com/profile/04257091293961629461noreply@blogger.com0