quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que é Hipertexto

Hipertexto é uma possibilidade universal de um texto original com outros textos ocultos, é um tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno á pesquisa e a produção textual também é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que facilita o ambiente na qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos á distancia facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
Entendemos, porém que muito mais do que uma simples enumeração de vantagens e problemas há que se usar o argumento de uma reflexão sobre o hipertexto, o qual se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.
O hipertexto é um modelo de pensamento é um modelo da mente é objeto da informática. Hipertexto, também chamados hiperdocumentos potencialmente distribuídos em computadores dispersos geograficamente. Como já dissemos, é possível mesclar em mas de um hipertexto (também conhecidos por páginas web) textos, imagens individuais, seqüencias de imagens, vídeo clips e fragmentos sonoros.
Estes mecanismos permitem criar diversas formas de navegação pelo material contido em um hipertexto (texto para texto, texto para imagem, imagem para texto. Hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão simples, embora, hoje, em razão da
força com que se impõem no espaço educativo as ferramentas ligadas á informática, tal tema venha sendo intensamente pautado nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os problemas do ensino.

2 comentários:

  1. A nossa vida,a nossa mente, o nosso trabalho , o nosso dia a dia é um processo hipertextual, e muitas vezes não nos damos conta disso. A nossa mente faz links extraordinários: estamos pensando em algo que de repente te remete a outro... que vem em mente outra... e na educação temos mesmo é a dificuldade de transferi tudo isso para o papel. Contudo acredito que com as ricas leituras sobre hipertexto você Gislaine possa entender melhor esse processo e fazer bom usso na sua vida profissional e contribuir com a sua aprendizagem e de outros também.
    Valeu pela sua contribuição!

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou ótimo, o hipertexto é como um mundo mágico, no qual podermos viajar por vários links e descobrirmos novas possibilidades para enriquecer nossos conhecimentos.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir