quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividade 3 - Conceituando Currículo e sua integração com as Tecnologias

O currículo especifica o que, como e quando ensinar, e o que como quando avaliar. O currículo é um projeto que predomina as metas e ações a serem desenvolvidas na escola em que se insere o mesmo norteiam as disciplinas a que se dispõe de conteúdos e ações nas mesmas.
Desta forma adquirir recursos atuais, tecnológicos no entanto irá não só contribuir na formação dos currículos como também nos conteúdos e disciplinas. Mesmo com um mundo novo e novas tecnologias surgindo a todo o momento temos a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever novos conceitos e praticas significa recontextualizar o que construímos.
Para reavaliar o currículo será preciso que antes adotem o uso desses novos recursos em seus projetos colocando em ação o que se pretende com a tecnologia, então só assim será visível a necessidade de adaptar e reelaborar os recursos tecnológicos no currículo atual. O uso de tecnologias nas atividades distintas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas e nas diferentes linguagens de comunicação.

Um comentário:

  1. Olá Gislaine, espero que você tenha de fato compreendido a verdadeira importância das tecnologias dentro da escola. Como você citou, as tecnologias contribui com o currículo no sentido de viabilizar o processo de ensino aprendizagem.

    Valeu colega!

    ResponderExcluir