quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cursista:Gislaine
Tutora: Auta Fernandes Costa
Unidade: 4
Atividade: 2B

Plano de Aula

Cidade: Paraíso do Tocantins Unidade: Escola Municipal Jardim Paulista
Turma: 5º ano Modalidade:Ensino Fundamental Inicial
Turno: Matutino Tema: Manejo e conservação ambiental

Objetivo:

Levar os alunos a compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.

Duração das atividades:

04 (quatro) aulas de 50 (cinqüenta) minutos cada

Estratégia

1ª atividade
Apresentar o filme “Simpsons: o filme”, com tempo de 90 min gênero desenho, depois da exibição questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.
O que é o lixo?
Quem são os produtores de lixo?
Quais são os destinos dados ao lixo?

2ª atividade

Em seguida o professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a medir informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nos cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.
Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:
http:pt.wikipedia.org/wiki/Res%ADduos_C3%B3lidos

Para esta atividade sugerir que os alunos façam a classificação do lixo, dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.ex: papel e papelão, plástico, vidro, metal.

3ªatividade

Trabalhar a conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, professor, alunos e toda a comunidade escolar desenvolver a ação onde os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos com crachás aventais espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola, durante o recreio a escola sofre mais com a questão do lixo porque é a hora em que os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então entrarão as equipe que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão, indicando o coletor, mas próximo.

4ª atividade

Após ter conhecido todos os tipos de lixo o professor trabalhará com o destino dado ao lixo, com uso dos slides mostrará imagens de lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores e etc. Poderá também agendar uma visita ao aterro sanitário da sua cidade e ir explicando todas as etapas do processo.

Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:

Geografia: trabalhar a questão do lixo e no mundo.
Matemática: trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazerem gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.
Português: trabalhar com interpretação de texto.

Avaliação

O processo de avaliação será continuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, além disso poderá ser avaliado o envolvimento e compromisso dos alunos com as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário