quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atividade 3 - Conceituando Currículo e sua integração com as Tecnologias

O currículo especifica o que, como e quando ensinar, e o que como quando avaliar. O currículo é um projeto que predomina as metas e ações a serem desenvolvidas na escola em que se insere o mesmo norteiam as disciplinas a que se dispõe de conteúdos e ações nas mesmas.
Desta forma adquirir recursos atuais, tecnológicos no entanto irá não só contribuir na formação dos currículos como também nos conteúdos e disciplinas. Mesmo com um mundo novo e novas tecnologias surgindo a todo o momento temos a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever novos conceitos e praticas significa recontextualizar o que construímos.
Para reavaliar o currículo será preciso que antes adotem o uso desses novos recursos em seus projetos colocando em ação o que se pretende com a tecnologia, então só assim será visível a necessidade de adaptar e reelaborar os recursos tecnológicos no currículo atual. O uso de tecnologias nas atividades distintas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas e nas diferentes linguagens de comunicação.
Cursista:Gislaine
Tutora: Auta Fernandes Costa
Unidade: 4
Atividade: 2B

Plano de Aula

Cidade: Paraíso do Tocantins Unidade: Escola Municipal Jardim Paulista
Turma: 5º ano Modalidade:Ensino Fundamental Inicial
Turno: Matutino Tema: Manejo e conservação ambiental

Objetivo:

Levar os alunos a compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.

Duração das atividades:

04 (quatro) aulas de 50 (cinqüenta) minutos cada

Estratégia

1ª atividade
Apresentar o filme “Simpsons: o filme”, com tempo de 90 min gênero desenho, depois da exibição questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.
O que é o lixo?
Quem são os produtores de lixo?
Quais são os destinos dados ao lixo?

2ª atividade

Em seguida o professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a medir informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nos cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.
Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:
http:pt.wikipedia.org/wiki/Res%ADduos_C3%B3lidos

Para esta atividade sugerir que os alunos façam a classificação do lixo, dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.ex: papel e papelão, plástico, vidro, metal.

3ªatividade

Trabalhar a conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, professor, alunos e toda a comunidade escolar desenvolver a ação onde os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos com crachás aventais espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola, durante o recreio a escola sofre mais com a questão do lixo porque é a hora em que os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então entrarão as equipe que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão, indicando o coletor, mas próximo.

4ª atividade

Após ter conhecido todos os tipos de lixo o professor trabalhará com o destino dado ao lixo, com uso dos slides mostrará imagens de lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores e etc. Poderá também agendar uma visita ao aterro sanitário da sua cidade e ir explicando todas as etapas do processo.

Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:

Geografia: trabalhar a questão do lixo e no mundo.
Matemática: trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazerem gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.
Português: trabalhar com interpretação de texto.

Avaliação

O processo de avaliação será continuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, além disso poderá ser avaliado o envolvimento e compromisso dos alunos com as atividades propostas.
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade 4
Atividade 2ª
Cursista: Gislaine Monteiro de Moura


Socializando Experiência com projeto

Na Escola Estadual Trajano Coelho Neto foi realizado o Projeto: o que é meio ambiente? Com a turma do 5º ano da professora Cristina com duração de duas aulas de 50 minutos o objetivo da aula compreender o que é o meio ambiente, desenvolver a consciência ecológica e distinguir ações ecológicas no cotidiano, com recurso do data show.
A professora iniciou a aula perguntando aos alunos: quem sabe o que é meio ambiente? E muitas das crianças responderam, a professora continuou a conversa: será que o meio ambiente de todos é igual? Em seguida a professora perguntou qual o meio ambiente do peixe, do macaco, do leão e do elefante a cada resposta das crianças, a professora foi mostrando a imagem do meio de vida de cada um, também foi explicado sobre as características do lugar e as ações do homem ao meio ambiente muito dos alunos fizeram perguntas sobre a questão ambiental e por fim a professora perguntou e o meio ambiente do homem, qual é? A professora ouviu as resposta dos alunos e em seguida conversou com as crianças sobre as modificações do homem ao meio ambiente de acordo com suas necessidades e mostrou imagens de ambiente onde o ser humano pode viver.
Os alunos com a ajuda da professora construíram um álbum de imagens, recortadas de revistas, jornais, panfletos, colecionando os seres que vive nos mais diversos ambientes. E criaram frases sugerindo a conservação ambiental.
Professor e aluno combinaram de colocar os cartazes no corredor da escola para auxiliar a todos a ter consciência ambiental.